Pasta da Família

Unir certidões italianas em uma pasta de um familiar.

Existem duas situações referentes a pastas já existentes de processos familiares.

1º Pastas no Brasil: O familiar que tem interesse em utilizar as certidões que estão em uma pasta já existente no Brasil terá que assim como qualquer outro requerente entrar em uma fila que dependerá do estado que reside. Podendo ser de 5 a 20 anos.

As pastas existentes no Brasil de nada servem para processos feitos diretamente na Itália, pois infelizmente o consulado não irá liberar nenhuma certidão para uso.

2º Pasta na Itália: Quando um familiar já fez o processo de cidadania italiana na Itália, você como requerente poderá unir os documentos que faltam como exemplo abaixo diretamente na comune onde foi feito o primeiro processo.

Precisa sempre ter contato com o familiar que fez o processo pois deverá saber qual a comune que foi realizado o processo, qual a data que deu entrada, qual o numero do processo,entre outras informações, com a nossa assessoria será preciso recuperar segundas vias conforme as originais autenticadas de todas as certidões do processo, para que quando for comprovar residência em uma das comunes onde trabalhamos possa chegar com essas cópias (ou poderemos providenciá-las a você) e com as certidões que faltam do processo como citado no exemplo abaixo.

As comunes costumam arquivar os processos na prefeitura (policia Italiana) em um tempo não muito bem determinado, algumas em 2 anos, 5 anos por exemplo, portanto sempre que for utilizar de um processo já existente deveremos consultar junto a comune a disponibilidade da pasta, pois caso arquivado infelizmente não será mais possível a utilização da mesma. Tendo desta forma que reunir todas as certidões e passar por todos os passos para a cidadania italiana.

 

Ex.: Se um primo fez o processo de cidadania italiana tendo o mesmo bisavô como ascendente, você deverá unir a certidão de nascimento e casamento do seu pai ou mãe e a sua certidão de nascimento e casamento (se for o caso).

Tanto no Brasil quanto na Itália como citado acima, seguindo as exigências de legalizações no Brasil quando o processo será unido na Itália.